5 dúvidas e 5 respostas sobre como fazer arroz

Alimento presente na mesa da maioria dos brasileiros, o arroz é um tipo de grão que, dependendo da receita, assume diferentes facetas. Com ele, preparamos risotos, bolinhos e até comida japonesa. Aliás, é do Oriente, mais especificamente da China, a origem deste alimento. Muitos historiadores acreditam, inclusive, que o arroz foi a primeira planta cultivada em toda Ásia. Que responsabilidade, não?

Assim, atravessando tradições milenares e até mesmo um oceano inteiro, o grão chegou ao país e, de fato, ele se tornou o queridinho. Tá certo, muita gente não gosta, mas não podemos negar a sua importância como protagonista de um dos principais pratos do país e que mais legitimam a cultura nacional: o Baião de Dois.

Porém, quando se trata de fazer arroz, muitos buscam as tradições e os segredinhos familiares para deixar os grãos soltinhos. Aí vemos de tudo: gente que lava/outros que não lavam; gente que tempera/outros que acham que apenas o uso de sal é suficiente. Pois bem, não existe uma regra para cozinhar arroz e muito menos estamos falando de fórmulas exatas, mas neste post, resolvemos desmistificar algumas dúvidas para que, de uma vez por todas, este alimento, que tem por característica ser tão simples, pare de dar tantas dores de cabeça – aos amadores e, porque não, profissionais.

Lavar ou não lavar o arroz?

Dependendo das suas raízes familiares o ato de lavar o arroz é uma questão primordial. Hoje, você acredita que faz isso para retirar impurezas e sujeirinhas dos grãos, e que começou a fazer isso, muito provavelmente, desde a primeira porção que preparou – e baseado, claro, nos ensinamentos dos mais velhos.

como-fazer-arroz

Porém, pasme, você não precisa lavar o arroz na hora de fazer. E muitas marcas, inclusive, fazem questão de destacar a recomendação na embalagem. Agora, se mesmo assim você quer se livrar da ‘culpa’ e deixar o arroz ‘limpinho’, escorra os grãos bem na hora de colocar na panela para dar aquela refogada. As chances dele ficar empapado na hora de servir vai ser bem menor, acredite! 

Qual é o melhor tempero para fazer arroz?

O gosto de cada um é algo muito particular. Tem pessoas que gostam de inovar e misturar especiarias; outros, no entanto, preferem fazer arroz com o básico (entenda o ‘básico’ aqui como cebola, alho, sal e cebolinha). Aqui não há uma regra, mas de qualquer forma, todos concordam: arroz com arroz é algo bem monótono, né? Quando cozido apenas com água, ele praticamente não apresenta sabor algum.

fazer-arroz-dicas

Então, vez ou outra, que tal experimentar fazer algo diferente? Colocar legumes, outros grãos para dar crocância, aproveitar o caldo de alguma carne para substituir uma parte da água, acrescentar açafrão ou páprica para dar uma corzinha diferente ou mesmo pimenta. As possibilidades são muitas!

Só não exagere no óleo! Ao contrário do que se pensa, o ingrediente não tem o poder de deixar o arroz soltinho.

panelas-montacasa

Como acertar a quantidade de água?

Assim que refogar os temperos e acrescentar os grãos, a água entra em cena para que o arroz comece a cozinhar de fato. Muitos colocam a água quente para cozinhar mais rápido, mas isto não é uma regra. Se você esqueceu de esquentar a água, não há o menor problema em acrescentar água em temperatura ambiente para o arroz cozinhar. A temperatura da água não influencia na consistência dos grãos.

O ideal é que água cubra por completo o arroz. De uma forma que você não consiga ver os grãos nitidamente dentro da panela. Um ato bem usual é usar o dobro de água para cada xícara de arroz que se pretende cozinhar.

fazer-arroz

Ou, outra ideia, é colocar menos água e ir experimentando os grãos à medida em que cozinham. O grão ainda está duro? Mais água! Está quase cozido? Espere a água secar por completo até os grãos do fundo darem pequenas estaladinhas.

Qual o melhor tipo de arroz?

É claro que as dicas trazidas aqui para fazer arroz servem para aquele tipo de arroz tradicional, o parboilizado. Afinal, existem outros tipos de arroz que cozinham mais rápido – como o branco -, e outros que demoram bastante – como o integral e o negro.

cozinhar-arroz

No MasterChef Brasil, reality exibido pela TV Bandeirantes, na primeira temporada, os participantes precisavam usar e abusar da criatividade para fazer arroz – e não é qualquer arroz – eles tiveram à disposição grãos menos populares e este era justamente o desafio da prova: acertar o cozimento e o tempero. Assista aqui!

Leia também:
Como fazer feijão? Veja nossas dicas!
Panelas Le Creuset: mais que utensílios, relíquias

O que fazer para deixar o arroz soltinho?

Dependendo do tipo de arroz utilizado, deixar os grãos soltinhos é bem mais simples. Na hora de comprar, se a sua intenção é esta, prefira os grãos mais alongados e mais amarelinhos. Outro detalhe: observe se eles não estão muito quebradiços! Para cozinhar, quanto mais inteirinho melhor.

fazer-arroz-dica

Se o arroz for branco, cuidado com a quantidade de água utilizada. Pois, se estes grãos cozinharem demais, o arroz, consequentemente, ficará empapado. O ideal, é colocar água à medida que ela vai evaporando. Percebeu que o arroz não está pronto ainda? Acrescente mais um pouquinho de água.

E você, conta pra gente? Qual é o seu segredinho para fazer o arroz perfeito?

Imagens: Mahlzeit, Infobarrel, Funnelogy Channel, Lifestiny Miracles.
Com informações de Arroz Realengo, Receitas IG e Bolsa de Mulher.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *