Como fazer feijão? Veja nossas dicas!

Depois de aprender a como fazer arroz, chegou a hora de saber como fazer um dos queridinhos dos brasileiros: o velho e bom feijão! Segundo pesquisa do IBGE, realizada em 2014, o percentual de brasileiros que consomem feijão regularmente (mais de cinco vezes por semana) é de 71,9%. É gente, né meu povo?!

Mas, apesar da popularidade deste grãozinho, acredite, tem muita gente por aí que não faz a mínima ideia de como fazer feijão. Pensando nisso, o Luv Gourmet vai te ajudar a entender e desvendar os mistérios de como fazer um feijão bem gostoso!

E o que é que o feijão tem?

Normalmente, o feijão é constituído por carboidratos (entre 60 a 65%), proteínas (16 a 33%) e fibras solúveis [fibras que em contato com a água formam um gel que dificulta a absorção de gordura e açúcar]. Vários sais minerais também são encontrados no feijão, como ferro, magnésio e manganês, que combatem a anemia, além de melhorar o funcionamento do sistema nervoso e muscular e fortalecer a estrutura óssea e dentária.
Entendeu agora porque a sua mãe sempre falava que você tinha que comer feijão para ficar forte e não ter anemia!? Sim, ela tinha toda razão!

Os principais tipos de feijão

Quem é bom observador já deve ter visto que existem várias opções de feijão no mercado: são mais de 14 variedades de feijão comercializados no Brasil. Além da cor e do formato, os grãos variam na quantidade de carboidratos, proteínas, fibras e sais minerais.
Bom, mas qual é a diferença entre um e outro? Que feijão devo escolher para o dia a dia? Vamos lá, a gente explica tim-tim por tim-tim sobre algumas variedades de feijão!

como-fazer-feijao-dicas-tipos

Feijão carioquinha

O queridinho e mais consumido do Brasil, corresponde a 85% das vendas. O grão, que se popularizou na década de 1970 no Brasil, é bege, com rajadas marrons, é fácil de cozinhar e normalmente é consumido com arroz e carnes.

Feijão preto

Variedade de grão preferida no Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, além de ser apreciado em todo o país na famosa feijoada. O feijão preto é um grão muito resistente, mesmo em períodos de seca e a sua colheita costuma ser muito farta.

Leia também:
Panelas Le Creuset: mais que utensílios, relíquias
Suporte para panelas: 10 inspirações lindas para decorar

Feijão branco

Muito utilizado em dietas de emagrecimento, o feijão branco fica gostoso em sopas, saladas e ensopados, além de acompanhar a tradicional dobradinha (buchada). A sua casca é fina e o caldo mais ralo.

fazer-feijao

Feijão vermelho ou jalo-roxo

Grão de cor avermelhada, muito utilizado em saladas e sopas [já que tem um caldo bem grosso]. No Brasil é muito utilizado na culinária goiana, mineira e paulista. Já no exterior, o seu principal consumidor são os franceses que usam o feijão vermelho para fazer sopas.

Como fazer feijão

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o feijão e conheceu algumas de suas variedades, chegou a hora de aprender a como fazer feijão. Para isso, você vai precisar decidir qual utensílio vai utilizar. Conheça as opções:

1. Panela de pressão

Calma, não precisa sair correndo! O medo da panela de pressão é superável, minha gente, acreditem! E digo mais, esta superação vale muito! E por quê? A panela de pressão é conhecida pela sua praticidade e rapidez no preparo dos alimentos, já que cozinha até três vezes mais rápido os alimentos do que a panela comum. E em tempos de correria, isto não é tudo o que você quer? Para cozinhar o feijão em uma panela de pressão, o tempo de cozimento varia de 20 a 30 minutos depois que a panela pega pressão (aquele barulho e vapor que sai da válvula).

panelas-montacasa

2. Panela comum

Não conseguiu superar seu medo da panela de pressão? Não esquenta, não vai ser por isso que você vai deixar de preparar o seu feijão! A solução vai ser cozinhar o feijão na panela comum, o que vai exigir muita paciência. Sim, é preciso muito tempo (e paciência) para fazer feijão na panela comum, além de ficar sempre de olho para ver se a água não está secando. O tempo de cozimento do feijão na panela comum é em média duas horas.

3. Micro-ondas

Sim, isto é possível! Vovó nunca aceitaria uma coisa dessas, mas com o corre-corre super vale fazer feijão no micro-ondas. Se bem que em questão de tempo de cozimento, o micro não fica muito distante da nossa amiga, a panela de pressão. O tempo médio de cozimento para o feijão no micro-ondas é de 25 minutos.

Pronto, decidiu a maneira que vai cozinhar? Então, vamos à receita de um delicioso feijão! A gente vai ensinar a fazer um feijão preto com o método mais tradicional, a panela de pressão.

Passo a passo para fazer um delicioso feijão preto

como-fazer-feijao-dicas-preto

Ingredientes

  • 500 gramas de feijão preto;
  • 3 litros de água;
  • 1 cebola pequena bem picadinha;
  • 3 a 4 dentes de alho;
  • 1 tablete de caldo de carne ou costela (opcional);
  • 2 colheres de sopa de óleo;
  • Sal a gosto.

Modo de preparo

  1. Escolha o feijão e descarte pedrinhas, grãos sem casca ou machucados e deixe de molho por aproximadamente 30 minutos. Escorra e descarte a água em que o feijão ficou de molho.
  2. Coloque o feijão na panela de pressão e acrescente dois litros de água e as duas folhas de louro.Tampe a panela e deixe cozinhar por 30 minutos, após a panela pegar pressão. Enquanto isso, em outra panela, aqueça o óleo e refogue a cebola picadinha e o alho.
  3. Após 30 minutos, abra a panela de pressão, veja se o feijão já está mole e coloque os temperos que foram refogados. Adicione o caldo de carne ou costela (opcional) e ajuste o sal.Mexa bem, abaixe o fogo e deixe ferver por aproximadamente mais 10 minutos.

Feijão pronto! Agora é só servir com um arroz soltinho, acompanhado de uma farofa, uma carne ou legumes e saborear esta delícia típica da nossa terrinha! Bom apetite!

Imagens: via Pinterest, Guia Avaré.
Com informações de Embrapa, Receitas Tudo Gostoso e Bolsa de Mulher.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *