Confira dicas e aprenda como fazer fondue de chocolate

Hoje, você vai aprender a como fazer fondue de chocolate, um dos pratos mais amados e saboreados no inverno!

Sim, você já percebeu que queremos te encher de gostosuras neste inverno! Há duas semanas foi a vez das receitas de sopas em vídeo, para aquecer as noites frias.

Hoje, você vai aprender a como fazer fondue de chocolate, um dos pratos mais amados e saboreados no inverno. Mas, antes de você conferir a receita, que tal saber um pouco mais sobre como esta delícia surgiu no mundo gourmet, hein?!

como-fazer-fondue

A história da fondue

A palavra fondue tem origem francesa, do verbo fondre, que significa fundir, derreter, dissolver. Há várias versões para a origem do fondue: muita gente diz que o prato foi criado no início do século XVIII, só para os ricos; outros dizem que foi no XIII, quando houve uma superprodução de queijos e na tentativa de salvar a produção, os camponeses derreteram pedaços de queijo endurecidos pelo inverno com a bebida Kish (um aguardente).

Há quem diga ainda que o prato foi criado na Segunda Guerra Mundial, pelos camponeses, que por conta das batalhas não tinham como ir à cidade comprar comida. Então, a forma mais simples encontrada para não passar fome foi derreter os restos de queijo. E a outra versão para os tempos de guerra é de que como o fondue era servido ao exército suíço, os soldados aprenderam a receita e passaram a fazer em casa.

Enfim, o fato é que relatos informam que foi somente na década de 50 que a fondue ganhou o mundo. O chef do restaurante Chalet Suísse – em Nova York, Conrad Egli, começou a servir o creme de queijo borbulhante e criou a fondue de chocolate como sobremesa.

E se você ficou com muita vontade de experimentar também uma fondue de queijo, acesse aqui para aprender  a fazer fondue de queijo, com uma receita by Le Creuset.

Leia também:
Como montar uma mesa de fondue? Veja dicas!
GUIA | Como comer fondue? Atente à etiqueta!

Como fazer fondue de chocolate

Bom, agora que você já sabe um pouco mais sobre a história e a origem da fondue, que tal aprender a como fazer fondue de chocolate para se deliciar de uma vez, hein? A receita é supersimples, leva bem poucos ingredientes e fica incrivelmente deliciosa. Então, vamos ao que interessa?!

como-fazer-fondue-ingredientes

Ingredientes

  • 300 gramas de chocolate ao leite picado (caso prefira uma fondue menos doce, misture 150 gramas de chocolate ao leite e 150 gramas de chocolate amargo);
  • 1 lata de creme de leite;
  • Toque do chef: 3 colheres de conhaque, rum ou licor de laranja (opcional).

Para os acompanhamentos:

  • Frutas: banana, morango, uva, maçã, abacaxi ou outra de sua preferência;
  • Marshmallow e tubetes;
  • Biscoitinhos.

Modo de fazer

– Coloque o chocolate picado em um refratário e cozinhe em banho-maria até derreter. Misture o creme de leite ao final, sem deixar ferver e as gotinhas de conhaque, rum ou licor (caso deseje). Transfira a mistura para o rechaud (panela de fondue) e sirva com os acompanhamentos, que devem ser espetados nos garfinhos e mergulhados no chocolate derretido.

*Há quem prefira preparar o creme de chocolate diretamente no rechaud, sob a chama do aparelho de fondue. Mas, tem muita gente que acha o processo muito lento e prefere derreter o chocolate em banho-maria, como na receita. Fica a seu critério e a pressa em saborear a delícia!

Dica do chef: Adoro comprar biscoito waffer de chocolate (o que a casquinha também é de chocolate, mais escura) e fazer uma farofinha. Depois de mergulhar os acompanhamentos no chocolate é só passar na farofa doce para dar aquela crocância! Huuuumm…

como-fazer-fondue-complementos

Agora que você já sabe como fazer fondue de chocolate, eu aposto que você está babando e contando os minutos para sair correndo comprar os ingredientes e preparar hoje mesmo esta delícia. Eu se fosse você, não perdia tempo mesmo!

E depois não esquece de contar para gente qual foi o resultado! Bon appetit! 😉

Imagens: Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *