Receitas de drinks com vinho para refrescar

A primavera chegou, mas parece verão, né? Não que esteja reclamando, a delícia da vida é saber aproveitar as oportunidades que aparecem, e agir de forma adequada em cada uma delas, rs.

Se tendo uma bacia de limões, é preciso fazer uma limonada, e bem gelada, de preferência… Com a chegada do fim de semana e a temperatura sem dar trégua, um bom drink é mais que merecido e uma ótima oportunidade, não é mesmo?

Quando está muito quente prefiro bebidas mais leves, até porque dá pra tomar em mais quantidade – muito álcool em dia de calor vai logo pra cabeça, viu? Então, minha sugestão hoje são receitas de drinks mais diluídos, assim digamos, mas tão deliciosos quanto.

Receitas de drinks à base de vinho

E o que faz a diferença para estas receitas de drinks serem mais leves? Na minha opinião, o uso de água tônica ou gaseificada e, de preferência, com frutas. Assim, dá aquela ideia de copo cheio sem ter tanto álcool. Ah, e ter vinho como base também ajuda na leveza – o teor alcoólico é bem menor que o dos destilados.

receitas-de-drinques-sangria

spicy-montacasa-vinhos

Um clássico das receitas de drinks mais levinhos é a sangria, feita com vinho tinto, ou o clericot, feito com o vinho branco. Diferenças além do tipo de vinho? Não muitas, além do país: a sangria é espanhola e o clericot, dizem, argentino e uruguaio.

Adoro estas bebidas feitas em jarra de vidro – além de ficar lindo, rende que é uma beleza e dispensa alguém que fique na função de preparar a toda hora. Claro que, se for um evento para mais pessoas, é interessante ter mais quantidade previamente preparada e só juntar a água tônica e o gelo no momento de servir.

receitas-de-drinques-clericot

Minha receita de clericot favorita é essa aqui:

Ingredientes para o drink clericot

  •  1 garrafa de vinho branco (ou verde) gelado;
  • 500 ml de água tônica ou club soda gelada;
  • 2 maçãs verdes cortadas em cubos;
  • 1 xícara (chá) de uva verde sem caroço cortada em metades;
  • 1 xícara (chá) de abacaxi cortado em cubos;
  • 1/3 de xícara (chá) de licor de laranja ou rum;
  • caldo de 1 laranja;
  • 2 colheres (sopa) de açúcar;
  • cubos de gelo.

Modo de preparo

  1.  Em uma jarra grande, (se preferir, divida em duas jarras médias) coloque os cubos de maçã verde, as metades de uva e os cubos de abacaxi. Regue com o licor de laranja ou rum, junte o caldo de laranja e polvilhe o açúcar. Com uma colher de bambu, misture delicadamente, puxando as frutas de baixo para cima. Leve à geladeira por pelo menos 20 minutos, podendo chegar até 2 horas antes de servir.
  1. Acrescente o vinho e a água tônica e misture delicadamente. Complete com cubos de gelo e sirva em lindas taças.

Mais uma receita de drink para os dias quentes!

Sabe uma outra receita de drink que amo e que é pedida para o calorão? Também leva vinho e tônica, e é uma opção para os dias em que não se tem fruta na geladeira, ou se quer ter trabalho zero. Chama-se tinto de verano e é tão popular em algumas regiões da Espanha quanto a sangria, ou, como diz uma amiga espanhola: sangria é pra turista, tinto de verano é para espanhol. Nacionalistas, rs, sempre! 🙂

receitas-de-drinques-tinto-de-verano

O passo a passo é tão simples que nem precisa de receita de drink, vai: é só juntar numa taça uma parte de vinho tinto, para três partes de água tônica. Uma rodela de limão siciliano para perfumar e bastante gelo. Tá pronto!

tacas-de-vinho-montacasa

Super válido dizer que não é porque é para drink que o vinho pode ser de baixa qualidade. Um bom vinho é fundamental para garantir o sabor das receitas de drinks, então, a dica é: não precisa ser um vinho de safra especial, mas compre um vinho que você tomaria puro em uma refeição. Ah, tenha bastante gelo, sempre – não pode faltar!

Agora é só se divertir!

Fotos: via Pinterest.

priscila-mendes.
.

Sobre Priscila Mendes

Food stylist, produtora de conteúdo, chef de cozinha, colunista do blog do Montacasa e criadora do site Banquet.

Siga Priscila Mendes nas redes sociais:

Facebook
Instagram

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *