Por dentro dos restaurantes cariocas OuiOui e Miam Miam

No último post, a sous chef Ellen Gonzalez contou um pouco de sua história pra gente e, na ocasião, ela citou brevemente os restaurantes cariocas onde trabalha –  o OuiOui e Miam Miam. Assim, sabendo sobre a sua gula por informação, resolvemos conversar com a Ellen sobre estes locais e o post rendeu, como não poderia deixar de ser, muito sabor e aroma. Confira!

Quando se mudou para o Rio, a sous chef Ellen Gonzalez conta que fez uma pesquisa de alguns lugares onde gostaria de trabalhar e, ao visitar alguns restaurantes cariocas, a profissional conheceu o a chef Roberta Ciasca. Na época, a chef Roberta estava de licença maternidade, então Ellen resolveu deixar a ideia por um tempo na geladeira e só voltou a procurar Roberta em 2013, antes da inauguração do Mira! (Casa Daros), terceira e última empreitada da chef Roberta Ciasca com os sócios Danni Camilo e Steph Quinquis.

Neste período, então, Ellen assumiu a cafeteria na abertura da casa, e logo foi transferida para o Restaurante OuiOui, já como sous chef, e por lá ficou por dois anos”. Em 2014, a Roberta me propôs assinar a carta de sobremesas do Miam Miam, e foi um trabalho delicioso! Até que em maio de 2015, ela me convidou para assumir a cozinha do Miam Miam, e eu não pude negar esse desafio e chegar finalmente onde tudo começou”. Ellen diz que os restaurantes cariocas OuiOui e o Miam Miam são muito diferentes, mas ao mesmo tempo são muito parecidos e conta o que ela mais gosta: “[…] Em ambos, o compromisso com a qualidade é constante, e isso me dá muita segurança. Nós temos clientes que pulam de um restaurante para o outro, acho que nem eles mesmo sabem do que mais gostam”.

Uma nova experiência entre os restaurantes cariocas

O restaurante carioca OuiOui abriu as portas em 2009, é o irmão do meio – o restaurante Miam Miam foi aberto em 2005, e o Mira! (Casa Daros), em 2013. O OuiOui foi o pioneiro dos restaurantes da Rua Conde de Irajá, que aos poucos foi se se tornando um pólo gastronômico no bairro do Botafogo, no Rio de Janeiro. O restaurante é reconhecido pelo conceito de dividir os pratos e foi concebido justamente com esta intenção: “[…] Não há diferenciação entre entradas e pratos principais, por exemplo, e a ideia é que os pratos sejam levados aos poucos à mesa, em algumas rodadas, para serem degustados e compartilhado por todos”, diz Ellen. O OuiOui está instalado em um antigo casarão tombado e o seu amplo espaço foi divido em dois salões. Um deles, inspirado nos anos 20, tem um quê de Art Déco, enquanto o outro é todo decorado com inspiração nos anos 70, com bar espelhado e quadros típicos da época.

restaurante-carioca-OuiOui-salaoUm dos salões do OuiOui – inspirado nos anos 20 

restaurante-carioca-OuiOui

No outro salão do OuiOui, quadros, espelhos e cores que remetem aos anos 70

panelas

Além da decoração, os clientes também são surpreendidos quando as comidinhas chegam às mesas. As tradicionais travessas dão lugar a delicados azulejos emoldurados por madeira, assim como frigideiras de ferro – vindas diretamente de Minas Gerais, panelinhas de barro capixaba e charmosas cestas de palha com folha de bananeira. No cardápio, os clientes do OuiOui encontram uma grande variedade de pratos que utilizam ingredientes brasileiríssimos, aliados à técnica francesa. Para Ellen, as suas criações favoritas são: Linguini de pupunha com cogumelos, azeite trufado e ovo poché e o Camarão crocante com redução de coco, chutney de manga e sorbet de coentro.

restaurante-carioca-OuiOui-spaguetti-pupunhaLinguini de pupunha com cogumelos, azeite trufado e ovo poché

Miam Miam, que comida mais gostosa!

O restaurante carioca Miam Miam é o primogênito dos irmãos, fundado em 2005. Neste ano, o restaurante completa dez anos e está em um momento especial, com cardápio novo e cheio de sugestões para os seus clientes. “[…] Servimos “comfort food”, que tem um envolvimento muito emocional com o comensal, os pratos são cheios de memórias gustativas e isso é superlegal”. Mesmo com uma nova versão de cardápio, para celebrar os dez anos da casa, a sous chef Ellen Gonzalez conta que sempre que há reformulação do menu, alguns clássicos são sempre mantidos, para a alegria de muitos clientes. Neste novo formato de cardápio, Ellen diz que os clientes têm uma pequena amostra do que a cozinha do Miam Miam é capaz: “[…] com essa nova versão, temos um menu degustação, sugestões semanais de entrada, prato e sobremesa, e temos também o “3 vezes Miam” – que muda semanalmente, em que são apresentados três pratos distintos, mas harmonizados”.

Com o conceito de ‘confort food’ [comida caseira com toques inovadores e apresentação mais elaborada], a decoração do Miam Miam não poderia ser diferente e é toda em estilo retrô, o que nos remete às memórias de infância. O aconchegante restaurante fica literalmente em uma casa de vovó, um antigo casarão, em Botafogo, que pertenceu à avó da chef e proprietária, Roberta Ciasca. “[…] Você entra e esbarra em poltronas que estão em algum lugar da sua memória, em mesas e cadeiras que já foram da sua avó”, conta Ellen.

restaurantes-cariocas

restaurantes-cariocas-Miam-Miam No Miam Miam, cadeiras, poltronas e lustres relembram a casa da vovó

Delícias do Miam Miam

Ellen diz que os pratos campeões do Miam Miam são: bombom de mignon com gnocchi e camarão salteado com spaghetti de pupunha. O prato predileto da sous chef é o o magret de pato com risoto de agrião e compota de maçã. “[…] este prato está no menu desde que eu conheci o Miam Miam e foi o primeiro que eu provei. Não me canso nunca dele!”

restaurantes-cariocas-bombom-mignon

Um dos pratos campeões do Miam Miam: bombom de mignon com gnocchi

jantar

Já para a sobremesa, Ellen confessa sua paixão pela bavaroise de doce de leite com caramelo e flor de sal e admite um certo encantamento pelo doce de leite: “[…] acho que sempre tive essa queda por doces, mas o doce de leite é o sabor da infância. Minha tia morava em um sítio e fazia doce caseiro, o tradicional, e um feito com leite coalhado, que parece uma ambrosia. Eu chegava a azedar o leite de propósito só pra ela fazer esse doce pra mim!”

restaurante-carioca-doce-de-leiteA famosa e predileta sobremesa da Ellen: bavaroise de doce de leite com caramelo e flor de sal

Então tá gente, depois de todas essas delícias, dá uma licencinha que nós, do Luv Gourmet, vamos ali na esquina ver se achamos um doce de leite – urgente, e já voltamos! rs

Ah, deixe pra gente nos comentários qual dos restaurantes cariocas você mais se encantou ou mesmo já visitou!

Restaurante Miam Miam – Rua General Góes Monteiro, 34 – Botafogo – RJ Telefone: (21) 2244-0125 Terça-feira a sábado, 19h00 às 0h00 Sábados e feriados, 20h00 à 01h00

Restaurante OuiOui – Rua Conde de Irajá, 85- Botafogo – RJ Telefone: (21) 2527-3539 Segunda a sexta-feira, 12h00 às 15h00 e 19h00 às 00h00 Sábado – 20h00

à 01h00

 

Imagens: via Facebook, arquivo pessoal Ellen Gonzalez, Deloox

Um comentário Adicione o seu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *